Publicações dos docentes participantes
Leonel Martins Carneiro
Professor da Universidade Federal do Acre, atua principalmente no curso de Teatro (Licenciatura e Bacharelado) e no Mestrado em Artes Cênicas. Coordena o PPGAC-UFAC (2019-2021) e foi coordenador do curso de graduação em Artes Cênicas (biênio 2017-2019). Tem experiência como ator, encenador, produtor, cenógrafo e iluminador. É doutor em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo com estágio de pesquisa sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e no CNRS – THALIM (com bolsa FAPESP). Possui mestrado em Artes Cênicas pela ECA/USP e graduação na mesma área pela Universidade Estadual de Campinas. Trabalhou com diversos grupos de teatro ( Núcleo Fuga- LUME Teatro, Humatriz Teatro, Barracão Teatro, Matula Teatro, Boa Companhia, Via Rose, Núcleo Sofia, entre outros). É editor da Revista Educar para Transformar e atuou como editor de diversas revistas (Sala Preta e Aspas). Compõe o conselho editorial das Revistas Aspas (PPGAC-USP) e Rascunhos (GEAC-UFU) e Repertório (PPGAC-UFBA). É líder do Grupo de Pesquisa TEIA. Sua pesquisa atual foca-se na experiência de produção e recepção teatral em Rio Branco-AC, com fomento da FAPAC.
Artigos:
CARNEIRO, Leonel Martins. Mediação cultural e teatro: história, experiências e propostas para um sistema integrado de performação de artistas e espectadores. Revista Textura. v. 23, n. 54, p.62-85, 2021.
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6232
CARNEIRO, Leonel Martins. A construção do espectador teatral contemporâneo. Revista Sala Preta Eletrônica, v. 17, p. 11-38, 2017.
https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/129342
CARNEIRO, Leonel Martins. La voix du spectateur : la construction de l´expérience de l´évènement théâtral. Revue Sciences/Lettres, v. 5, p. 3, 2017.
http://journals.openedition.org/rsl/1062
CARNEIRO, Leonel Martins. Memória encarnada: o corpo do espectador em Bom Retiro 958 metros (Teatro da Vertigem, São Paulo, Brasil). Plural Pluriel, v. 13, p. 10, 2016
CARNEIRO, Leonel Martins; Borges Jr., Eli . Um artesão da imagem e do som: entrevista com Romeo Castellucci. ARJ – Art Research Journal, v. 3, p. 194-209, 2016.
https://www.periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/8301
CARNEIRO, Leonel Martins; GUIMARAES, J. . Editorial – O espectador contemporâneo. Revista aSPAs, v. 6, p. 1-6, 2016.
https://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/116144
Olivares, Leticia ; CARNEIRO, Leonel Martins ; Lopes, Elisabeth . Editorial – Improviso e processos de criação: entre a prática e a teoria das artes cênicas. Revista aSPAs, v. 5, p. 1-4, 2015.
https://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/99144
Mauch, Michel ; CARNEIRO, Leonel Martins ; Lopes, Elisabeth . Editorial – Arte e Vida. Revista aSPAs, v. 4, p. 1-2, 2014.
https://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/82957
CARNEIRO, Leonel Martins; Mauch, Michel ; Lopes, Elisabeth . Editorial – Teatro e Infância. Revista aSPAs, v. 4, p. 1-2, 2014.
https://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/89271
CARNEIRO, Leonel Martins. A experiência do teatro: de John Dewey ao espectador do teatro contemporâneo. Sala Preta, v. 13, p. 56, 2013.
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v13i2p56-71
CARNEIRO, Leonel Martins. A atenção em A preparação do ator de Stanislávski. Revista Sala Preta Eletrônica, v. 12, p. 122, 2012.
https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57492
CARNEIRO, Leonel Martins. A atenção no teatro contemporâneo: um estudo crítico dos escritos de Lehmann, Desgranges e Rancière. Revista aSPAs, v. 2, p. 164-173, 2012.
https://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/62887
CARNEIRO, Leonel Martins. A atenção e a cena. REVISTA ASPAS, v. 1, p. 79-93, 2011.
https://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/62852
CARNEIRO, Leonel Martins. Editorial. Revista aSPAs, v. 1, p. 1, 2011.
Livros Publicados:
Experiências de Formação em Artes na Amazônia
CARNEIRO, Leonel Martins. A experiência do espectador contemporâneo: memória, invenção e narrativa. 1. ed. Rio Branco: EDUFAC, 2019. v. 1. 250p .
http://www2.ufac.br/editora/livros/LIVROLEONEL2021ebook.pdf
CARNEIRO, Leonel Martins. A atenção nas teorias do teatro do século XX: de Stanislávski à Lehmann. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas (OmniScriptum GmbH & Co. KG,), 2015. v. 1. 60p
Dissertação
Tese
A experiência do espectador contemporâneo: memória, invenção e narrativa, Ano de obtenção: 2016.
Hanna Araujo
Professora Adjunta da Universidade Federal do Acre na Área de Ensino de Arte. Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da Unicamp (2007), Mestre em Artes (2010) e Doutora em Artes Visuais (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, no Instituto de Artes da Unicamp. Suas áreas de interesse são Arte e Educação, incluindo processos criativos de artistas e artistas do livro, mediação e ensino de arte, arte e infância, narrativas e visualidades, livro de imagem, ilustração de literatura infantil, constituição de leitores e práticas de leitura. É Representante do Estado do Acre na FAEB -Federação de Arte Educadores do Brasil.
Artigos:
ARAUJO, HANNA. Narrativas na educação infantil: memórias entrecruzando infâncias. Revista Textura. v. 23, n. 54, 2021.
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6207
HARTMANN, L.; ARAUJO, HANNA. A PRODUÇÃO DO OLHAR SOBRE INFÂNCIA E PROTAGONISMO INFANTIL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES CÊNICAS. Revista da Fundarte, v. 42, p. 2-24, 2020.
http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/803
ARAUJO, HANNA; GAMA, M. . O leitor ideal(izado) do Livro para a Infância: criação e recepção estética. MANUSCRÍTICA (SÃO PAULO), v. 37, p. 80-90, 2019.
http://www.revistas.fflch.usp.br/x2/article/view/3256/0
ARAUJO, HANNA. A formação estética na criação artística do livro-imagem. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE), v. 36, p. 94-115, 2018.
https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2018v36n1p94
ARAÚJO, HANNA; REILY, LÚCIA . HERANÇAS GRÁFICAS QUE DERAM ORIGEM AO LIVRO DE IMAGEM. Pensares em revista, v. 1, p. 4-22, 2017
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/pensaresemrevista/article/view/30906
ARAÚJO, H. T. G. P.. Vira logo a página! Mediação de leitura e processo de criação de livro de imagem. Leitura: Teoria e Prática, v. 34, p. 93-110, 2016.
https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/449
CORREA, CRISTINA MARA ; ARAÚJO, HANNA TALITA GONÇALVES PEREIRA DE . HOJE TEM ESPETÁCULO? TEM! SIM, SENHOR! Dança, teatro e brincadeira na educação infantil. REVISTA ASPAS, v. 4, p. 80, 2014.
https://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/86856
ARAÚJO, H. T. G. P.; Reily, Lucia . Livro de Imagem: três artistas narram seus processos de criação de narrativas visuais. Cultura Visual (Impresso), v. 15, p. 06-16, 2011.
https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/4850
ARAÚJO, H. T. G. P.. O processo de criação artística de ilustradores de livros de imagem e a constituição de leitores. Cadernos do Aplicação (UFRGS), v. 22, p. 55-68, 2009.
Livros Publicados/Organizados ou Edições:
CARNEIRO, L. M. (Org.) ; ARAUJO, HANNA(Org.) . Experiências de Formação em Artes na Amazônia. 1. ed. Rio Branco: Stricto Sensu Editora, 2020. v. 1. 232p .
Dissertação
Livros de Imagem : três artistas narram seus processos de criação
Tese
Processo criação e leitura do livro de imagem: interlocuções entre artistas e crianças, Ano de obtenção: 2016.
https://www.escavador.com/sobre/6331375/hanna-talita-goncalves-pereira-de-araujo
Adelice dos Santos Souza
Adelice Souza nasceu em 1973 em Castro Alves (BA). Doutora em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É escritora, dramaturga, diretora teatral, arte-educadora, atriz performer e yoguini. Sua tese intitula-se “Drama-oração: O yoga e o sagrado na dramaturgia”. Desde julho de 2019, é professora do Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre (UFAC).
Artigos:
SOUZA, Adelice; FERNANDES, Ciane ; SANTANA, E. A. R. . Uma dança serpentina: a espiral, a Kundalini e o anel de moebious no drama lírico. Cadernos do GIPE-CIT (UFBA), v. 30, p. 37-44, 2013.
SOUZA, Adelice; REIS, Demian ; BIÃO, Armindo ; REINALDO, Rejane . A flor do yoga na representação de uma dramaturgia. Repertório Teatro & Dança, v. 17, p. 162-176, 2011.
https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/5737
SOUZA, Adelice. A mãos. Arte Educa, v. 1, p. 42-44, 2007.
SOUZA, Adelice. A trajetória de Mãe Coragem. Cadernos do GIPE-CIT (UFBA), v. 4, p. 51-58, 1998.
Livros publicados/organizados ou edições
Ceane Andrade Simões
Ceane Simões é manauara, mãe, militante política, feminista, mulher amazônida e professora auxiliar da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (2002), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2000) e Mestrado em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo da Educação Básica, educação integral; relações democráticas na escola e os cotidianos escolares. Atua no movimento por educação integral e democrática no Amazonas, pelo Coletivo Escola Família Amazonas. É membra da equipe editorial da Revista Vagalumear e do Fórum Estadual Popular de Educação do Amazonas.
Artigos:
SIMÕES, Ceane Andrade. OS -CAMINHOS DE CANOA- DOS CURRÍCULOS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM MANAUS: CRIAÇÕES E [RE]EXISTÊNCIAS. LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, v. 41, p. 273-300, 2019.
https://www.ojs.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/8750
SIMÕES, Ceane Andrade; BOCCHINI, Ana Gouvea ; DE MACEDO, REGINA COELI MOURA . O MOVIMENTO DE PAIS E MÃES PELA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM MANAUS: ARTICULANDO A PESQUISA NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS COM A LUTA POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SOCIALMENTE REFERENCIADA. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), v. 16, p. 169-189, 2018
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/34857
SIMÕES, Ceane Andrade. Autoridade partilhada e a escola: o nosso pensarfazer cotidiano como um ato político. Revista Perspectivas em Educação Básica, v. 1, p. 93-98, 2017.
SIMÕES, Ceane Andrade. AS COISAS SÃO ASSIM?. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 14, p. 187-192, 2012.
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172012000200187&lng=pt&tlng=pt
SIMÕES, Ceane Andrade; SIMOES, A. V. . CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CIENTISTA NA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA. EDUCAÇÃO & TECNOLOGIA, v. 13, p. 47-51, 2008.
Capítulos de Livros Publicados:
SIMÕES, Ceane Andrade. A autoridade partilhada no curso da criação curricular cotidiana: os meandros da educação integral na EMEF Prof. Waldir Garcia. In: Inês Barbosa de Oliveira; Leonardo Ferreira Peixoto; Maria Luiza Süssekind. (Org.). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. 1ed.Curitiba: CRV, 2019, v. 1, p. 83-97.
COSTA, Lucinete Gadelha da; SIMÕES, Ceane Andrade. A gestão escolar e suas implicações na organização do trabalho pedagógico e na promoção de uma escola democrática. In: Célia Aparecida Bettiol; Adria Simone Duarte de Souza. (Org.). Pedagogia Intercultural. 1ed.Manaus: UEA Edições, 2013, v. 11, p. 90-117.
SIMÕES, Ceane Andrade. Narradoras e narradores são poetas de si, compositoras e compositores de suas existências. In: REIS, Graça et. all. Narrativas na/da pandemia. Rio de Janeiro: Ayvu Editora, 2021. p. 19 – 21.
Dissertação
A criação curricular cotidiana e as políticaspráticas da EMEF Prof. Waldir Garcia: “caminhos de canoa” nos/dos currículos de educação integral.
https://drive.google.com/file/d/1S6SzBA7bGgXGkgjzlzoFKZeLdNB-uJRc/view?usp=sharing
Flávio Santos da Conceição
Professor efetivo da Universidade Federal do Acre – UFAC. Professor da linha de pesquisa Teatro e Educação do PPGAC/UFAC. Doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO, mestre em Ciência da Arte pela UFF, possui graduação em Pedagogia e licenciatura em Teatro. Coordenador do GESTO da Floresta – Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido com pesquisas sobre a subjetividade da floresta aliada ao método boaleano. Qualificação profissional como ator pela Escola de Teatro Martins Pena. Foi coordenador da área de estágio supervisionado no curso de licenciatura em artes cênicas: Teatro da UFAC. Foi membro da equipe de curingas (pedagogo social) do Centro de Teatro do Oprimido onde trabalhou diretamente com Augusto Boal desde 2001 até 2009. Atuou como professor de Interpretação e História da Cultura na Escola das Artes Técnicas Luis Carlos Ripper – EAT – Faetec. Um dos idealizadores e membro do GESTO – Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido vinculado ao NEPAA – Núcleo de estudos das Performances Afro Ameríndias UNIRIO. Idealizador das JITOU – Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade, evento que em 2020 teve sua 8a edição. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Pedagogia Teatral e Formação de educadores populares na metodologia do Teatro do Oprimido. Já ministrou cursos teatrais em países da Europa e na América Latina, além de participar de Festivais de Teatro na França, Áustria, Palestina, Croácia e Índia. Em 2014/2015 trabalhou com os grupos CTO Jana Sanskriti da India e CTO Maputo em Moçambique.
Artigos:
Conceição, Flavio da. O teatro popular em Moçambique: representações e leituras do método do Teatro do Oprimido em terras africanas. CONTRAPONTO, v. 8, p. 35-50, 2019.
https://ojs.ufpi.br/index.php/contraponto/article/view/9504
Conceição, Flavio da. Do Teatro Engajado ao Teatro do Oprimido – Avanços na metodologia boaleana. CADERNOS DO GIPE-CIT (UFBA), v. 40, p. 8-27, 2018.
https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit/article/view/35394
Sanctum, Flavio; O Teatro do Oprimido Enquanto Instrumento Contra Hegemônico. Arte e Resistência na Rua, v. 5, p. 31-38, 2015.
http://www.ppgac.tea.ufba.br/wp-content/uploads/2018/12/cad_gipe_cit-40.pdf
Sanctum, Flavio; Do Negativo Social a Transformação do Real – Aproximações entre Boal e Adorno. Sala Preta, v. 2, p. 45-50, 2012.
https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57485
Sanctum, Flavio; O Teatro do Oprimido na Diversidade Sexual. Recrearte: Revista Internacional de Creatividad Aplicada Total, v. 5, p. 1-26, 2006.
Livros Publicados/Organizados ou Edições:
Sanctum, Flavio; Turle, Liko (Org.) ; Ligiero, Zeca (Org.) ; Sarapeck, Helen (Org.) ; TRINDADE, J. (Org.) ; MATTOS, C. (Org.) . Teatro do Oprimido e Universidade: Experimentos, Ensaios e Investigações. 1. ed. Rio de Janeiro: Metanoia, 2016. v. 1. 338p .
Sanctum, Flavio; Sarapeck, Helen . Teatro do Oprimido e Outros Babados. 1. ed. Rio De Janeiro: Metanoia, 2015. v. 01. 147p .
Sanctum, Flavio; A Estética de Boal – Uma Odisséia pelos Sentidos. 1. ed. Rio de Janeiro: Multifoco, 2012. 153p .
Sanctum, Flavio; Nada Mais do Que Isso. 1. ed. Rio de Janeiro: Publit, 2006. v. 1000. 215p .
Tese
O Curinga como Dinâmica dos processos artísticos, políticos e pedagógicos do Teatro do Oprimido, Ano de obtenção: 2016.
Thales Branche Paes de Mendonça
Artista multidisciplinar, professor e pesquisador em artes da cena. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (2008), mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA (2012 e 2017), com estágio sanduíche na Universidade de Paris X Ouest Nanterre La Défense (2015-2016). Tem experiência artística nas linguagens do teatro, da música, da dança e da performance, tendo participado de mais de 50 espetáculos, apresentando-se em espaços convencionais e não-convencionais. Também possui experiência de participação como brincante em espetáculos da cultura popular, tais como cordões de bicho, pássaro junino, boi de máscaras, cavalo marinho e marujada. Atualmente reside em Rio Branco (Acre), onde atua como professor adjunto do curso ABI – Teatro da Universidade Federal do Acre. Desde 2020 está vinculado ao Centro Artístico Internacional Roy Hart (Maléargues – França) em vias de aquisição da certificação de professor de voz, sob a mentoria de Linda Wise e Enrique Pardo, codiretores do Panthéâtre ACTS (Paris-França). Trabalha como ator, músico, diretor teatral, diretor musical e preparador vocal. Academicamente, tem experiência na pesquisa em artes com ênfase em Performance Vocal, Processos de Criação, Etnocenologia e Imaginário.
Artigos:
MENDONÇA, T. B. P.. Manifesto seresteiro, seresteiro manifesto e um roteiro para a performance de um cancioneiro. Revista de Estudos Teatrais Pitágoras, v. 8, p. 100-111, 2018.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8651813
MENDONÇA, T. B. P.. Pequeno manual de como fazer uma seresta ou elementos para a definição de uma seresta ideal-típica. PLURAL PLURIEL, v. 1, p. 1, 2017.
https://www.pluralpluriel.org/index.php/revue/article/view/134
MENDONÇA, T. B. P.. Do namoro entre teatro e cultura popular: um panorama do projeto estético dos palhaços trovadores. Revista Ensaio Geral, v. 1, p. 179-189, 2009.
Capítulos de Livros Publicados:
MENDONÇA, T. B. P.. Entre gritos e risos: os mascarados da marujada de São Benedito em Quatipuru (PA) como performance. In: Antônia Pereira; Marta Isaacsone Walter Lima Torres. (Org.). Cema, Corpo e Dramaturgia: entre tradição e contemporaneidade. 1ed.: , 2012, v. , p. 251-
Tese
Em demanda da santa seresta: trajeto criativo a partir de uma seresta primeva às margens do Tapajós, Ano de obtenção: 2017.
Maíra Andriani Scarpellini
Possui graduação em Licenciatura em Artes – Música pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e mestrado em Artes – subárea música pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Atualmente é docente do magistério superior da Universidade Federal do Acre e cursa doutorado em Educação na Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em EDUCAÇÃO MUSICAL, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, recreio escolar e formação de professores de música.
Capítulos de Livros Publicados:
CABRAL, J. L. O. ; SCARPELLINI, M. A. . USO DE EDITORES DE PARTITURA PELOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. In: Patrício Moreira de Araújo Filho; Raimundo Luna Neres; Ernane Rosa Martins; Raimundo José Barbosa Brandão. (Org.). Coletânea Educação 4.0: tecnologias educacionais.. 1ed.São Luís: Editora Pascal, 2020, v. 2, p. 50-64.
Marcelo Alves Brum
Doutor em Artes (Musicologia) pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP (2017), Mestre em Música (Práticas Interpretativas) pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro – EM/UFRJ (2008), Licenciado em Música pela Universidade Cândido Mendes – UCAM (2008), Bacharel em Música (Habilitação em Piano) pelo Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas – CM/UFPel (2004). Experiências nas áreas de produção artística (ópera e teatro musical, pianista solista, camerista e correpetidor) e docência no ensino superior. Principais pesquisas relacionadas à vida, obra, vínculos, engajamentos estéticos e propostas de trabalho de Luciano Gallet.
Capítulos de Livros Publicados:
BRUM, Marcelo Alves. Depoimentos. In: Isabel Porto Nogueira. (Org.). História Iconográfica do Conservatório de Música da UFPel. 01ed.Porto Alegre: Palotti, 2005, v. 01, p. 32-35.
Tese
Entre música interior e música brasileira: o catálogo de obras de Luciano Gallet, Ano de obtenção: 2017.
Micael Carmo Côrtes Gomes
Micael Côrtes é Doutor pelo Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar – UNESP/FCL (2012) -Campus de Araraquara e Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2005) -CUML-PPGE/ Ribeirão Preto -SP e licenciado em Pedagogia pela UNESP/ FCL (2000) – Campus de Araraquara -SP. Atualmente é Associado I do Departamento de Teatro da Universidade Federal de Sergipe/UFS. Possui experiência na área de Ensino de Teatro. Atua principalmente nos seguintes temas: Pedagogia e Teatro; Formação do Professor-Artista de Teatro; Representações Sociais sobre Teatro e Educação; Processos de Criação-Investigação Cênica; Formação do Artista Teatral/Ator; Abordagens metodológicas para o ensino de teatro. Foi Professor Efetivo da Universidade Federal do Acre no Curso de Artes Cênicas: Teatro (2011-2018). É criador e coordenador do LGIPT (Laboratório de Grupo de Investigação Teoria-Prática Teatral). Coordenou o projeto – Portas Entre abertas – O Brincar com o Fazer Teatral como Possibilidade de (Re)significar (Re)encantar o Espaço Escolar – na Escola Estadual Bento de Abreu / Araraquara-SP entre 2003 a 2006. Realizou também de 2008 a 2009 um processo de trabalho com Teatro no Presídio do interior de São Paulo. Realizou enquanto Bolsista da CAPES – modalidade PDEE (12/2009 a 11/2010) uma investigação científica na Universidade Clássica de Lisboa sob a coorientação da Profa. Dra. Olga Pombo do Centro de Filosofia das Ciências
Artigos:
CÔRTES, M.. Portas Entre Abertas: um relato etnográfico a partir de um fazer teatro com pessoas privadas de liberdade ? para além do espetáculo….. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 4, p. 351-376, 2014.
https://www.scielo.br/pdf/rbep/v4n2/2237-2660-rbep-4-02-00351.pdf
CÔRTES, M.. ENTRE OS SABERES E O SABER-FAZER TEATRO: a experiência do brincar com o fazer teatral como possibilidade de (re)significar e (re)encantar o espaço escolar ? para além do espetáculo. Teatro: criação e construção de conhecimento, v. 1, p. 60-70, 2013.
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/download/670/384/
CÔRTES, M.. Pensar a ?problemática da espacialidade? para as práticas teatrais na escola ? um desafio para o professor-artista. Muiraquitã (UFAC), v. v.2, p. 275-292-292, 2013.
Capítulos de Livros Publicados:
CÔRTES, M.; DRA., A. M. F. L. . A Presença da Palavra na Descrição dos Processos de Criação Cênica. In: Gilberto Icle. (Org.). DESCREVER O INAPREENSÍVEL: PERFORMANCE, PESQUISA E PEDAGOGIA. 1ed.São Paulo: Editora Perspectiva, 2019, v. 1, p. 1-328.
CÔRTES, M.. Em Busca dos ?Saberes e Saber-Fazer? Teatro Acreano: As Representações Sociais sobre o ?Teatro Na Escola? em Rio Branco – AC. In: Mariana de Lima e Muniz e Tiago Brito Cruvinel. (Org.). Pedagogia das artes Cênicas: criança, jogo e formação. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2016, v. 01, p. 01-220.
RIBEIRO, C. E. ; CÔRTES, M. . Ensino de Teatro: apontamentos e perspectivas para o exercício do artista-professor-investigador. In: Aline Andreia Nicolli; Andréa Maria Favilla Lobo. (Org.). Amazônia em Diálogo: da Formação às Práticas Docentes na Educação Básica. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2013, v. 1, p. 07-167.
ITMAN MONTEIRO, SUELI APARECIDA ; CÔRTES, M. . O Reconhecimento das Culturas Escolares para Constituição de uma Gestão Sensível. In: RIBEIRO, S.; LEME, S. S.; ITMAN MOMTEIRO, S. A.. (Org.). Avaliação e Gestão Escolar: Reflexões e Pesquisa Educacionais. São Carlos- SP: RiMa Editora, 2010, v. , p. 01-08.
CÔRTES, M.; Lima, Rita de Cássia Pereira . Representações Sociais Sobre Escola Construídas por um Grupo de Estudantes de Pedagogia. In: Rita de Cássia Pereira Lima; Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves. (Org.). Sujeito, escola, representações. 1ed.Florianópolis: Insular, 2006, v. 1, p. 01-169.
Tese
Portas Entreabertas – Em Busca de uma Educação Sensível a partir das Imagens, Espaços e Narrativas com Teatro-Educação, Ano de obtenção: 2012.
Flávio Lofêgo Encarnação
Professor Assistente de Teoria do Teatro da Universidade Federal do Acre / Curso de Licenciatura em Artes Cênicas. Mestrando em Ciência da Informação PPGCI/IBICT/UFRJ. Profissional de teatro desde 1985, com experiência em algumas dezenas de espetáculos em várias áreas de atuação, notadamente como ator, diretor teatral, dramaturgo, produtor e iluminador. Graduado em Direção Teatral / Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005). Como Diretor Teatral vem desenvolvendo há mais de vinte anos sua própria abordagem das técnicas e procedimentos do Sistema de Ações Físicas de Stanislávski e do Realismo Mágico criado por Eugene Vakhtangov na União Soviética das primeiras décadas do século XX. Outras experiências profissionais nas áreas de Cinema, Produção de Eventos, Turismo, Hotelaria, Marketing e Publicidade, além de sólida trajetória como gestor nas esferas púbica e privada. Atualmente cursando o Mestrado em Ciência da Informação no PPGCI IBICT/UFRJ. Membro do Grupo de Pesquisas Perspectivas Filósoficas em Informação (Perfil-i).
Artigos:
Capítulos de Livros Publicados:
Encarnação, F. L. Schneider, M.; Bezerra, A. Aspectos pandémicos y disfuncionales del régimen de información hegemónico
https://informatio.fic.edu.uy/index.php/informatio/article/view/311