SEMINÁRIO DE ARTE E EDUCAÇÃO

O Seminário de Arte e Educação, tem como objetivo fomentar as discussões acerca da implementação de práticas transformadoras na educação por meio da arte. A partir do compartilhamento de experiências entre professores, estudantes, pesquisadores e comunidade espera-se possibilitar o intercâmbio de tecnologias educacionais e fomentar a articulação de redes criativas na Região da Amazônia Legal. O evento propõe a realização de mesas de discussão, oficinas, apresentações artísticas, apresentação de vídeo pôsteres e palestras voltadas à formação dos professores dos mais diversos níveis da educação, de estudantes e pesquisadores da área, com o objetivo de motivar práticas de ensino transformadoras, especialmente as de caráter interdisciplinar que utilizem a arte e a cultura como eixos em seu desenvolvimento.

O 1º Seminário de Arte e Educação: experiências de transformação trouxe vários educadores como Helena Singer, Clarissa Suzuki, Edilene Morikawa, Lucia Santos, Gil Miranda, Ysaka Kaxinawa, entre outros, que participaram de diversas mesas, oficinas e palestras, aproximando o público participante de uma variedades de modos de fazer e pensar a arte e a educação.

Público

750 inscritos

Parcerias

 IV Seminário Internacional de Extensão Universitária- UFAC

SEME – Rio Branco

SEE- Acre

Instituto Alana

Instituto Arte na Escola

Instituto do Saber Cumaru

CEFA – Manaus

Escola Judiciária Eleitoral do Acre

Centro de Referência em Educação Integral

Programa Escolas Transformadoras

Projeto Âncora.

O 2º Seminário de Arte e Educação: práticas, espaços e tempos em transformação, teve como objetivo oportunizar a discussão de práticas transformadoras para a educação acreana em seus níveis de ensino, gerando políticas públicas para uma educação inovadora. O evento reuniu convidados como Abuhl Júnior, Lucia Reily, Marcelo da Silveira Rodrigues, Marcia Strazzacappa, Marilia Bomfim, Tathyana Gouvêa, entre outros.

Público:

740 inscritos

Parcerias:

SEME – Rio Branco

SEE – AC

SESC Acre

SESI Acre

O 3º Seminário de Arte e Educação: outros lugares da Arte, teve como objetivo oportunizar a discussão acerca dos lugares da docência e da prática artística na e da Amazônia Legal. O seminário reuniu convidados como Evanildo Dasu Kaxinawá, Denis Bezerra, Thales Branche, Sandra Buh, entre outros artistas da região amazônica que foram importantes no evento.

Público:

342 inscritos

Apoio:

UFAC – Universidade Federal do Acre

PPGAC- Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas

TEIA – Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais Inovadoras para a Amazônia

FAEB – Federação de Arte Educadores do Brasil

O 4º Seminário Arte e Educação: Arte em tempos de relações remotas teve como objetivo, oportunizar a discussão acerca dos lugares da docência e da prática artística em tempos de ensino remoto. O evento reuniu convidados como Eleni Nobre, Fátima Santana, Leandro Penha, Luzi Borges, entre outros conectados nacional e internacionalmente.

O 5º Seminário Arte e Educação: Encontros Possíveis, teve como objetivo fomentar as discussões acerca da implementação de práticas transformadoras na educação a partir do eixo arte e cultura, ainda que desenvolvidas de forma remota, buscando olhar de maneira crítica para a arte e educação em contexto pandêmico, explorando as possibilidades de encontros que os artistas e arte-educadores tem desenvolvido nesse campo. A partir do compartilhamento de experiências entre professores, estudantes, pesquisadores e comunidade espera-se possibilitar o intercâmbio de tecnologias educacionais e fomentar a articulação de redes criativas na Região da Amazônia Legal. O evento propõe a realização de mesas de discussão, oficinas, apresentações artísticas, apresentação de vídeo pôsteres e palestras voltadas à formação dos professores dos diversos níveis da educação e de estudantes e pesquisadores da área, com o objetivo de motivar práticas de ensino transformadoras, mesmo se estas ocorram em ambientes virtuais, especialmente as de caráter interdisciplinar que utilizem a arte e a cultura como eixos em seu desenvolvimento.

O 6º Seminário de Arte e Educação teve como temática as  PRÁTICAS CONTRA COLONIAIS. Promoveu diálogos entre pessoas que enfrentam a colonialidade na educação e nas artes por meio da construção coletiva e ancestral, do cruzamento de vozes, dos encontros entre pessoas, das formulações interseccionais (raça, gênero, classe) de conhecimentos provenientes da experiência vivida e das muitas epistemologias invisibilizadas pelo projeto colonial, ou seja, das distintas formas de ser e estar no mundo. Os estudos e as ações contra coloniais abrem caminhos para outras compreensões e insurgências das histórias e das memórias excluídas pelo projeto civilizatório moderno/colonial que se construiu pelo apagamento daqueles que, racializados, não se enquadram no padrão de existência do colonizador.

Entre os convidados desta edição estão nomes como Luiz Rufino, Yakuy Tupinambá, Carlos Machado/Gyasi Kweisi Mpfume, Cristiane Santos Melo, Aline Barros de Camargo, Milene Valentir Ugliara, Edilene Machado Barbosa, Edileuda Gomes de Araújo Shanenawa, Eldo Carlos Gomes Barbosa Shanenawa, Luana Diana dos Santos e Márcia Mura.

7º Seminário Arte e Educação – Caminhos para o Norte: pesquisas artísticas e pedagógicas ocorreu online, nos dias 24 e  25 de outubro de 2024.

O evento foi organizado pelo Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais Inovadoras para a Amazônia (TEIA-UFAC) e o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre (PPGAC-UFAC) em parceria com o Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Amazonas – UFAM/Parintins.

O tema da 7ª edição do Seminário buscou promover diálogos principalmente entre pessoas atuantes na Região Norte do Brasil, como um espaço de trocas e compartilhamentos dos diferentes saberes e fazeres, ligados às artes e às culturas, bem como suas formas de transmissão, que têm em comum as particularidades inerentes à região amazônica. 

O Seminário teve mais de 500 participantes e contou com com 63 trabalhos apresentados nas comunicações, 5 oficinas e mais de uma dezena de convidados, que participaram de 3 rodas de diálogo. Os convidados dessa edição foram: Amanda Graciele Moreira Teixeira, Carlos Carvalho da Silva, Déba Viana Tacana, Deusa Maria do Nascimento Franca, Francisco Alves,  Jaqueline Bernardo Luchesi, Maria Rosilene Nobre da Cunha, Núbia Ferreira da Costa, Paulo Roberto Guedes Bastos, Thaise Luciane Nardim, Thales Branche Paes de Mendonça, Txuhuã Puxi Inūvake e Vinícius de Azevedo.